Melhorando a performance dos sistemas produtivos

Em tempos de crise e escassez uma preocupação se acentua nas empresas. Como produzir de forma mais eficiente utilizando menos matéria-prima, menos energia, menos agua, menos mão de obra, menos capital, menos equipamentos, com menor impacto ao meio ambiente, a sociedade e ao indivíduo.

A análise do desempenho e, portanto, da eficiência da produção pode ser realizado de dois pontos de vista complementares. O desempenho macro que avalia o impacto da produção no entorno e para o acionista e o desempenho micro que avalia o impacto na operação.

Para analisar o desempenho da produção do ponto de vista macro costuma-se utilizar o chamado resultado triplo, triple bottom line, pessoas, planeta e lucro: impacto social, impacto ambiental e impacto econômico conforme pode ser observado na Figura 1.

Parte-se da premissa de que as empresas devem ser avaliadas não apenas pelo lucro gerado para o acionista, mas também pelo impacto gerado pela sua operação sobre a sociedade e o meio ambiente.

Ao produzir as empresas assumem que tem impacto na sociedade e devem procurar mitigar as consequencias das suas ações sobre os indivíduos. Isso significa a necessidade de gerar empregos e adotar práticas trabalhistas que permitam as pessoas contribuir com suas competências individuais. Isso significa também lidar de forma honesta e transparente com os representantes dos funcionários e demais entidades da sociedade.

Impacto ambiental, sustentabilidade ambiental, significa assegurar que o resultado da produção irá preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento empresarial. Este é o objetivo de todas as ações que garantam a sustentabilidade ambiental. Consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de maneira sustentável, buscando a adoção de práticas adequadas em todos os setores da atividade humana. A ideia é conseguir o desenvolvimento em todos os setores da economia, agronegócio, indústria e serviços, sem que, para isso, seja necessário comprometer o meio ambiente.

Finalmente o impacto econômico que deve assegurar a correta utilização dos recursos de produção para propiciar o retorno ao acionista.

Já o desempenho da produção, do ponto de vista micro, pode ser avaliado pelos chamados objetivos de desempenho operacional, como também são chamados os critérios competitivos, que possibilitam uma melhor análise da oferta de produtos e serviços frente às demandas do mercado e dos clientes.

Usualmente são utilizados cinco objetivos de desempenho operacional na gestão da produção que se relacionam com a estratégia de negócios do empreendimento: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo conforme pode ser observado na Figura 2.

O aspecto qualidade significa fazer certo da primeira vez, sem refugo nem retrabalho. Como consequência a qualidade reduz custos e gera o aumento da confiabilidade.

O aspecto velocidade significa disponibilizar o produto/serviço antes dos concorrentes, proporcionado com isso uma maior chance de vender seu produto/serviço. Com este aspecto pode-se reduzir os níveis de estoque.

O aspecto confiabilidade proporciona ao cliente uma segurança, pois a empresa atenderá suas necessidade. Com isso a empresa ganha em tempo, economiza dinheiro e passa a ter estabilidade decorrente da fidelização do cliente. Também possibilita a redução dos níveis de estoque.

O aspecto flexibilidade gera para empresa uma capacidade para mudar, esta mudança pode ser em produto/serviço, mix, volume e entrega. Com esse aspecto atendido a empresa melhora a resposta, economiza tempo e garante a confiabilidade.

E finalmente o aspecto custo. Para empresa quanto menor o custo menor pode ser o preço de venda e, portanto, mais competitiva ela se torna.

Fácil?

Pronto para avaliar e melhorar a performance dos sistemas e dos processos produtivos da sua empresa considerando os aspectos de desempenho macro e micro envolvidos?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s