Vantagem competitiva: superando os concorrentes

Conquistar e sustentar uma vantagem competitiva é fundamental para o sucesso de qualquer negócio no longo prazo. Uma vantagem competitiva é o que diferencia uma empresa de seus principais concorrentes, permitindo-lhe gerar margens de lucro maiores a partir da fidelização dos clientes. Esta vantagem decorre de diversos fatores entre eles estrutura de custos, ofertas de produtos e serviços, posicionamento da marca e excelência no atendimento ao cliente.

A vantagem competitiva é, na essência, o que torna uma empresa única na percepção do mercado, atraente aos olhos do consumidor e mais bem sucedida do que os seus rivais. Seja através da inovação, liderança em custos, atendimento ao cliente ou força da marca. É a combinação única de atributos e execução superior.

A vantagem competitiva refere-se às formas pelas quais uma empresa pode produzir bens e  serviços melhor do que seus concorrentes. Possibilita que uma empresa obtenha resultados superiores e gere valor para a empresa e consequentemente seus acionistas.

Uma vantagem competitiva é, portanto, tudo o que dá a uma empresa uma diferenciação sobre os seus competidores, ajudando-a a conquistar e reter mais clientes e a aumentar o seu market share.

Uma vantagem competitiva é algo criado internamente que não pode ser facilmente copiado e é exclusivo de uma empresa ou negócio. Esse valor é o que diferencia o negócio.

A vantagem competitiva pode ser obtida em diversos formatos. Inclui, entre outros fatores: acesso a recursos naturais não disponíveis aos concorrentes, colaboradores altamente qualificados e comprometidos, posicionamento da marca consolidado, acesso à tecnologia de ponta ou custo baixo que pode assegurar liderança de preços.

Para que uma vantagem competitiva seja desenvolvida, é importante consolidar os seguintes pilares ilustrados na Figura 1: proposta de valor, mercado-alvo definido e cocorrentes mapeados.

Proposta de valor: uma empresa deve identificar claramente as características ou serviços que a tornam atraente para os clientes construindo uma proposta de valor diferenciada. 

Mercado-alvo definido: uma empresa deve definir seu mercado-alvo, target, para consolidar ainda mais as melhores práticas que manterão a competitividade. Quem tenta ser tudo para todos acaba não sendo nada para ninguém.

Concorrentes mapeados: uma empresa deve identificar os principais concorrentes no mercado e analisar o valor que eles oferecem aos clientes; isto inclui conhecer a concorrência atual como a concorrência potencial por meio de estudos de inteligência competitiva.

Para construir uma vantagem competitiva, uma empresa deve ser capaz de identificar a sua proposta de valor que será buscada pelo mercado-alvo, e que não pode ser replicada pelos concorrentes.

Como já mencionado anteriormente uma vantagem competitiva é o que diferencia uma empresa de seus concorrentes. É essencial para o êxito de um negócio, seja garantindo margens mais elevadas, atraindo mais clientes e conseguindo maior fidelidade à marca entre os clientes atuais. 

Margens mais elevadas, um melhor perfil de crescimento e uma maior fidelização de clientes tendem também a ser percebidos por investidores, fornecedores e credores, tornando o capital mais facilmente disponível e com menores taxas de juros para empresas que conseguem manter uma vantagem competitiva sustentável além de atrair parceiros para o negócio.

Deixe um comentário