Estratégia do oceano azul: a importância do alinhamento

A Estratégia do Oceano Azul, proposta por W. Chan Kim e Renée Mauborgne no livro “Blue Ocean Strategy”, foca no desenvolvimento de novos mercados, de forma a tornar a concorrência irrelevante. Ao invés de competir em mercados saturados que os autores chamam de “oceanos vermelhos”, as empresas devem buscar inovações que criem espaços de mercado ainda não explorados chamados de “oceanos azuis”.

A estratégia de oceano azul baseia-se em dois pilares principais: a inovação de valor e a reconstrução das fronteiras do mercado. A inovação em valor consiste em oferecer simultaneamente alto valor agregado aos clientes e reduzir custos, desafiando a dicotomia tradicional de “mais valor custa mais caro”. Já a reconstrução das fronteiras do mercado envolve a identificação e captura de oportunidades em setores adjacentes e ainda não explorados, evitando a competição direta e gerando nova demanda.

A edição estendida do livro, publicada no Brasil em 2015, traz como novidade a ideia do  alinhamento.

Segundo Kim e Mauborgne para implementar a Estratégia do Oceano Azul de forma eficaz, o alinhamento entre vários elementos da empresa é crucial. Esse alinhamento contempla proposição de valor, proposição de lucro e proposição de pessoas conforme pode ser observado na Figura 1.

O alinhamento da proposição de valor passa por oferecer produtos e serviços que atraem novos segmentos de clientes e geram uma nova demanda. É o que os compradores recebem de uma oferta menos o preço que pagam.

Exemplo: Cirque du Soleil combinou elementos de circo e teatro para criar uma nova forma de entretenimento.

O alinhamento da proposição de lucro  por intermédio do ajuste de processos e operações para suportar a inovação de valor, envolvendo simplificação e redução de custos. Representa as receitas que uma empresa gera com uma oferta menos o custo para produzi-la e entrega-la.

Exemplo: Empresas que adotam tecnologias inovadoras para aumentar a eficiência e reduzir desperdícios.

E finalmente o alinhamento organizacional e do sistema de incentivos e reconhecimento, proposição de pessoas, de maneira a assegurar que toda a empresa esteja comprometida com a visão e estratégias do Oceano Azul de forma a recompensar e incentivar comportamentos que promovem a inovação de valor.

Exemplos: Treinamento e comunicação clara para todos os colaboradores sobre a nova direção estratégica e programas de incentivo para equipes que desenvolvem novos produtos ou serviços alinhados com a estratégia do oceano azul.

Bem desenvolvido o alinhamento proporciona:

. Coerência estratégica: todas as partes da empresa trabalham em sinergia, promovendo um esforço unificado na criação de um oceano azul.

. Eficiência e eficácia: reduz a redundância e otimiza os recursos, aumentando a capacidade da organização de inovar e responder rapidamente às mudanças.

. Engajamento e motivação: colaboradores alinhados com a visão da empresa tendem a ser mais comprometidos e motivados.

A Estratégia do Oceano Azul, quando implementada com um forte alinhamento interno, pode resultar em vantagem competitiva sustentável, crescimento significativo e inovação contínua para a empresa.

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