A Quarta Revolução Industrial representa uma mudança de paradigma importante na produção industrial, com impactos significativos na cadeia de valor das empresas. A introdução de novas tecnologias conduz as empresas através de uma integração da cadeia de valor que contempla a integração e otimização de processos e operações internas na cadeia.
Dada a necessidade de aumentar a competitividade determinada pela integração das operações internas e das cadeias de valor, o contexto empresarial desafiador e em constante evolução demanda novas competências além de competências técnicas. Nesse contexto as chamadas soft skills ou competências comportamentais adquire um papel cada vez mais relevante.
Mas afinal o que são competências comportamentais?
Competências comportamentais reúnem um amplo conjunto de habilidades dos profissionais baseadas sobretudo na multidisciplinaridade. Essas competências influenciam a forma como as pessoas trabalham e se relacionam
As soft skills também mencionadas como competências interpessoais são essenciais para o crescimento profissional e necessárias para o sucesso em qualquer área de atuação.
Habilidades comportamentais são, portanto, características gerais de qualquer trabalho, que ajudam os profissionais a se destacarem em qualquer ambiente de trabalho. Incluem, entre outras, comunicação, trabalho em equipe e adaptabilidade. São aspectos da personalidade relacionados ao desenvolvimento emocional e cognitivo de uma pessoa. São essenciais para o êxito profissional.
Detalhando um pouco mais habilidades comportamentais são traços de caráter, de personalidade e habilidades interpessoais que caracterizam a capacidade de uma pessoa de interagir com outras pessoas. No local de trabalho, são consideradas um complemento às hard skills, que se referem ao conhecimento e às habilidades técnicas. Os psicólogos muitas vezes se referem a soft skills para determinar o quociente de inteligência emocional (QE) de um indivíduo em contraponto ao quociente de inteligência (QI). Num mercado de trabalho competitivo, os indivíduos que demonstram possuir uma boa combinação de competências técnicas e interpessoais se beneficiam na seleção.
Mas afinal qual a diferença entre competências comportamentais e técnicas?
Competências técnicas ou hard skills são habilidades ensináveis e transferíveis que geralmente são aprendidas em ambientes escolares ou programas de capacitação e treinamento. Habilidades técnicas contemplam programação de computadores, análise de dados, desenvolvimento de projetos, realização de uma cirurgia entre outras. Estas são habilidades técnicas específicas de cada trabalho que requerem formação e treinamento continuado.
Por outro lado as habilidades comportamentais são geralmente traços de personalidade e habilidades interpessoais que se desenvolvem ao longo do tempo e por intermédio do amadurecimento pessoal. Os empregadores geralmente valorizam as soft skills porque não são facilmente desenvolvidas como as hard skills na medida em que são muito mais baseadas, como já dissemos, em traços de personalidade e nos valores de cada indivíduo. Exemplos de habilidades comportamentais podem incluir também, além das já mencionadas, liderança, pensamento crítico, negociação, escuta ativa, confiabilidade e inteligência emocional. Ter um amplo conjunto de habilidades comportamentais geralmente torna alguém um componente de equipe completo, com boas habilidades interpessoais e uma forte ética de trabalho.
Concluindo pode-se afirmar que habilidades comportamentais desenvolvidas ajudarão o profissional a se desenvolver na carreira, construir relacionamentos mais saudáveis e a conquistar a confiança e a admiração das pessoas.











