Modelo de gestão: moldando comportamentos e práticas

Modelo de gestão é um conjunto de decisões que os líderes de uma empresa tomam sobre os rumos futuros que o negócio deverá tomar. Essas decisões moldam comportamentos e práticas na empresa. O modelo de gestão ajuda os gerentes a tomar decisões  que beneficiam a empresa e consequentemente seus colaboradores.

Em outras palavras modelo de gestão são as escolhas dos executivos de uma empresa sobre como vão definir objetivos, motivar esforços, coordenar atividades e alocar recursos, ou seja, como definem como o trabalho deverá ser realizado. Compreende um conjunto de princípios e práticas que orienta uma empresa em seus processos de tomada de decisão. Fornece uma estrutura para os gerentes avaliarem e analisarem situações, definirem metas e tomarem decisões.

Os modelos de gestão são baseados em uma variedade de princípios, filosofias, teorias e abordagens. Os modelos mais comuns contemplam a teoria geral de sistemas, abordagem contingencial, behaviorismo e cultura organizacional entre outros. Cada um desses modelos tem seu próprio conjunto de princípios e práticas e pode ser usado para desenvolver um ambiente de trabalho adequado.

Os modelos de gestão são importantes porque fornecem uma abordagem consistente para a tomada de decisão e solução de problemas. Eles também ajudam a assegurar que todos os colaboradores tenham uma compreensão clara de suas atribuições e responsabilidades de forma a propiciar um melhor desempenho empresarial. Além disso, modelos de gestão podem ser usados ​​para desenvolver e implementar políticas, processos e procedimentos consistentes.

Encontrar o melhor modelo de gestão para uma empresa é, de um modo geral, uma tarefa complexa mas não impossível.

Existem inúmeras abordagens a terminologias que tratam sobre modelos de gestão.

A Figura 1 apresenta alguns dos modelos de gestão abordados na bibliografia.

1. Modelo de gestão por objetivos

Este modelo procura melhorar o desempenho de uma empresa, na medida em que proporciona uma definição clara dos objetivos a serem perseguidos pela alta direção e os colaboradores da empresa. Esse modelo procura estimular os colaboradores a participar do processo de definição de metas. Quando a alta direção e os demais colaboradores se reúnem para elaborar o plano de ação para o alcance das metas isso gera um sentido de comprometimento entre os envolvidos.

2. Modelo de gestão da liderança situacional

Este modelo foi desenvolvido pelo Dr. Paul Hersey. É um modelo poderoso que assegura que todos os líderes possam influenciar com eficiência outros acima e seus subordinados. O modelo de liderança situacional concentra-se em apoiar os membros da equipe para alcançar seus objetivos e se tornarem trabalhadores mais preparados. Os gestores que utilizam esse modelo observam suas equipes e oferecem feedback constante.

3. Modelo de gestão SMART

SMART é um acrônimo que significa específico, mensurável, alcançável, realista e oportuno. É um tipo de modelo que ajuda os líderes a estabelecer metas e alcançá-las.

4. Modelo da gestão baseado na hierarquia de necessidades de Maslow

Bastante conhecida a Hierarquia de Necessidades de Maslow é uma teoria da motivação em psicologia que envolve um modelo de cinco estágios na forma de uma pirâmide. Esta pirâmide inclui “Níveis de hierarquia” que as pessoas vão galgando em busca da realização no trabalho.

A hierarquia de necessidades de Maslow foi proposta por Abraham Maslow em seu artigo “A teoria da motivação humana”, publicado em 1943 na revista Psychological Review.

Maslow define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afeto, estima e as de autorrealização. Esta teoria é representada por uma pirâmide onde na base se encontram as necessidades mais básicas do ser humano diretamente relacionadas com a sobrevivência.

5. Modelo de gestão a partir da teoria da mudança de Lewin

O modelo de Lewin é popular porque é simples de seguir. Consiste nas seguintes etapas:

Descongelar: crie motivação para a mudança para descongelar o estado atual da empresa. Comunique aos colaboradores por que a mudança é essencial e como ela irá beneficiá-los e à empresa.

Mudança: estimule as iniciativas dos colaboradores. Apoie a flexibilidade e a resolução de problemas entre os funcionários.

Congelar novamente. reintroduzir uma sensação de estabilidade na empresa após implementar as mudanças necessárias. Depois disso, você pode considerá-lo recongelado.

Concluindo, a escolha do modelo de gestão a ser adotado na empresa, enquanto um sistema de princípios e práticas utilizado para orientar uma empresa em seus processos de tomada de decisão, é importante para o alcance de um desempenho superior. Ele fornece uma estrutura para os gerentes avaliarem e analisarem situações, definirem metas e tomarem decisões.

Diferentes modelos de gestão podem ser usados ​​para criar um ambiente de trabalho agradável e estimulante e ajuda a assegurar que todos os colaboradores compreendam claramente as suas funções e responsabilidades.

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