Liderança estratégica: orientando a visão da empresa

Grande parte das empresas possui executivos com habilidades operacionais necessárias para manter a rotina, o dia a dia da empresa. Todavia essas empresas enfrentam uma lacuna importante quando se trata de identificar líderes que possam tratar problemas mais complexos. Problemas que envolvem lidar com um grau elevado de incerteza demandam a presença de um líder estratégico.

A liderança estratégica é uma forma de liderança na qual os executivos, usando diferentes estilos de gestão, desenvolvem uma visão para a empresa que permite que ela se adapte as mudanças ambientais, permanecendo competitiva em um ambiente econômico e tecnológico em transformação. Ao contrário da liderança burocrática que é um dos estilos de liderança que se caracteriza por ser mais formal e mais rígida de liderar, a liderança estratégica tem como objetivo agilizar processos, aumentar a produtividade, promover a inovação e cultivar um ambiente que incentive os colaboradores a serem produtivos, independentes e a alavancar suas próprias ideias e competências.

A liderança estratégica é, portanto, a capacidade de um líder de visualizar, planejar, orientar e tirar o máximo dos recursos de que dispõe para executar estratégias com eficiência, eficácia e efetividade.

Os líderes estratégicos alinham seu plano estratégico com uma gestão estratégica. Os colaboradores respeitam seu papel de liderança e visão geral enquanto se esforçam para materializar essa visão.

As principais características de um líder estratégico eficaz incluem lealdade à visão da empresa, uso criterioso do poder, transparência, comunicação eficaz, resolução de conflitos, aptidão para delegar, amor pelo trabalho, compaixão e empatia pelos outros e autoconsciência.

De acordo com o artigo Liderança estratégica: as habilidades essenciais escrito por Paul J. H. Schoemaker, Steve Krupp, e Samantha Howland publicado em 2013 na Harvard Business Review, as competências de liderança estratégica incluem o que os autores chamam de seis habilidades essenciais:

Antecipar – Colete informações de uma ampla gama de fontes dentro e fora do setor ou da empresa para antecipar os movimentos dos concorrentes a novas iniciativas ou produtos.

Desafiar – Visualize e reformule um problema de vários pontos de vista para identificar e compreender suas causas.

Interpretar – Evidencie curiosidade e abertura ao testar várias hipóteses de trabalho e envolver outras antes de chegar a uma conclusão.

Decidir – Analise investimentos de longo prazo para crescimento com a pressão de curto prazo por resultados, bem como os riscos e compensações para clientes e outras partes interessadas, ao tomar decisões.

Alinhar – Examine os incentivos e a tolerância das partes interessadas para a mudança e identifique interesses conflitantes.

Aprender – Compartilhe cases de sucesso e fracasso para estimular o aprendizado. Revise decisões depois de terem sido tomadas, se houver evidências refutadoras.

Concluindo é importante desenvolver uma cultura na qual o aprendizado seja valorizado e os erros sejam vistos como oportunidades de aprendizado. Tornar-se um líder estratégico significa identificar pontos fracos nas seis habilidades apresentadas e corrigi-los.

Deixe um comentário