Desenvolvendo uma estratégia de marketing orientada para o valor do cliente

No DICAS de GESTÃO anterior abordamos o marketing orientado ao valor do cliente como um conjunto de ações de marketing implementadas por uma determinada empresa, que tem como principal objetivo atender às expectativas e necessidades dos clientes.

Hoje vamos detalhar como essa estratégia pode ser desenvolvida passo a passo.

Inicialmente é fundamental identificar o público-alvo da empresa. O desenvolvimento de uma estratégia de marketing voltada para o valor do cliente passa necessariamente pela identificação do público, do mercado e da antecipação de suas expectativas. Essa identificação possibilita caracterizar as personas de compradores para customizar as ações de marketing da empresa. As personas dos clientes agregam valor ao negócio por representar diversos segmentos. A utilização de pesquisas é fator chave para entender quem é seu público-alvo e o que os motiva a comprar os produtos e serviços da empresa.

O próximo passo é  segmentar o público-alvo. A segmentação permite que a empresa aprimore a compreensão do público dentro de uma abordagem mais ampla. A segmentação do público é fundamental no ambiente digital porque os consumidores estão a cada dia mais informados e portanto capacitados para tomar decisões de compra. As decisões de compra são realizadas  em um ritmo cada vez mais rápido. O desafio para os profissionais de marketing digital é compreender como conquistar os clientes no momento da tomada de decisão de compra entendendo como o target se comporta.

Em seguida é fundamental desenvolver a estratégia de produto/serviço para atender ao mercado-alvo do produto. Identifique seus clientes-alvo e desenvolva um produto com base nas informações de mercado prospectadas. Quando a empresa foca nas necessidades do cliente aumenta as chances de sucesso, desde o desenvolvimento do produto até a implementação das estratégias mercadológicas.

Na sequência desenvolva um plano de engajamento do cliente omnicanal. Os clientes de hoje esperam que as marcas ofereçam experiências que se estendam além da compra na loja para seu celular, tablet e notebook. Para uma estratégia de marketing orientada para o valor do cliente bem-sucedida, a empresa precisa desenvolver um plano de engajamento do cliente omnichannel. Ser omnichannel ajuda a obter informações valiosas sobre as interações com os clientes e seu comportamento ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

Desenvolvido o plano omnicanal invista na experiência de atendimento ao cliente. O atendimento ao cliente é parte importante de uma estratégia de marketing voltada para o valor do consumidor. Os clientes sempre lembram das marcas pela qualidade do produto/serviço que oferecem. Se a sua estratégia de experiência do cliente não estiver bem estruturada, a empresa perderá negócios, não importa quão bom seja o seu produto.

Em seguida utilize o feedback do cliente para aprimorar a estratégia. Um dos aspectos vitais de uma abordagem de marketing voltada para o valor do consumidor é a comunicação com o cliente. Sua equipe de suporte desempenha um papel importante no planejamento de marketing. Os clientes que interagem com a empresa precisam ter uma excelente experiência que traga benefícios para ambas as partes. A experiência positiva do cliente melhora a reputação da empresa e da marca. A implementação do feedback do cliente não apenas ajudará a criar melhores produtos e serviços,  como também proporcionará aos clientes a sensação de que a empresa os valoriza e está ouvindo suas opiniões, que são importantes para construir confiança e lealdade.

Por último não perca a oportunidade de conquistar mais clientes com o marketing boca a boca. Aumentar a base de clientes com recomendações e boca a boca deve fazer parte da estratégia de marketing voltada para o cliente. A empresa pode encorajar os clientes leais a compartilhar suas experiências positivas, histórias de sucesso com seu grupo de referência e em plataformas sociais para atrair novos clientes.

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