Estratégias de marketing para o crescimento

No livro Market Your Way to Growth, traduzido para o português com o título Estratégias de marketing para crescer e publicado em 2022 pela Editora Sextante, os consagrados autores Philip Kotler e Milton Kotler abordam estratégias para as empresas sobreviverem em um cenário econômico turbulento.

Com o mundo desenvolvido enfrentando um crescimento econômico lento e ameaça de recessão, sobretudo na Europa para 2023, competir com sucesso por uma base limitada de clientes significa usar estratégias de marketing criativas. Na obra os autores apresentam oito maneiras eficazes de crescer, mesmo num contexto esperado de baixo crescimento. Eles abordam  como aumentar a participação de mercado, desenvolver clientes fidelizados, construir a marca, inovar, expandir internacionalmente, adquirir novos negócios, construir uma reputação sólida de responsabilidade ambiental e social e muito mais. Ao desenvolver um desses caminhos, a empresa pode alcançar taxas de crescimento mais robustas.

Os autores adotam como premissa um conjunto de megatendências que, segundo eles, vão impactar o crescimento e as oportunidades para a próxima década:

  • Redistribuição da riqueza e do poder econômico no mundo.
  • Deslocamento do foco estratégico do global para o regional e deste para o local.
  • Urbanização crescente e maior necessidade de infraestrutura.
  • Aumento de oportunidades oriundas de desenvolvimentos em ciência e tecnologia.
  • Aceleração da economia verde
  • Valores sociais em rápida transformação
  • Cooperação entre os setores público e privado.
  • Empoderamento do cliente e revolução da informação.
  • Hipercompetição e inovação disruptiva.

A partir dessas premissas os autores propõe o que eles chamam de “oito rotas para o crescimento sustentável que são os caminhos mais promissores a serem seguidas a partir das respostas as seguintes perguntas:

  1. Qual é a melhor forma de superar os concorrentes a aumentar a participação de mercado?
  2. Como a empresa pode conquistar admiradores e desenvolver uma cadeia de valor com parceiros comprometidos?
  3. O que a empresa pode fazer para desenvolver e implementar uma marca sólida, que funcione como uma plataforma da estratégia de atuação.
  4. Como a empresa pode desenvolver uma cultura de inovação e ofertar experiências inovadoras aos clientes?
  5. Com a empresa pode identificar e explorar nichos internacionais de elevado crescimento?
  6. Como a empresa pode crescer identificando e desenvolvendo oportunidades de marketing atraentes nesses nichos de mercado?
  7. Como a empresa pode melhorar a imagem social conquistando respeito e apoio do público e dos parceiros.
  8. Como a empresa pode identificar oportunidades para trabalhar com governos e entidades do terceiro setor para melhor atender as demandas públicas, provadas e sociais?

Essas oito rotas podem funcionar como um roteiro para a empresa realizar uma reflexão inicial que pode anteceder um diagnóstico mais aprofundado.

Em qual dessas oito rotas a sua empresa é mais forte? Em qual delas a empresa é mais fraca? Qual dessas rotas deveria ser priorizada? Em qual delas o posicionamento da empresa deve ser fortalecido?

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