A gestão estratégica envolve tanto a direção da estratégia como o gerenciamento do desempenho por meio da implementação de planos estratégicos e do enfrentamento de questões e desafios específicos, como por exemplo entrar em novos mercados, lidar com uma equipe desmotivada, mitigar o ataque de um concorrente, ou responder a perdas de participação de mercado ou outras alterações no ambiente externo.
A implementação da estratégia não é um assunto novo no mundo dos negócios, no entanto, as gerações atuais de líderes concentram-se geralmente em como planejar, mas não em como implementar o que foi planejado. Os que participam de um processo de planejamento estratégico geralmente se concentram na elaboração da estratégia, mas muito poucos focam adequadamente na implementação dela. Esse comportamento gera lacunas na implementação de estratégias e essas lacunas são um dos principais determinantes para o fracasso de muitas estratégias.
O termo “desafios estratégicos” refere-se aos fatores que exercem uma influência decisiva na probabilidade de sucesso de uma organização. Esses desafios geralmente são motivados pela posição competitiva almejada por uma organização em relação aos demais concorrentes.
Existem três desafios principais quando se trata de desenvolver e implementar estratégias. São eles ideação, engajamento e foco. É importante entender o que está no centro desses desafios antes de mergulhar nas soluções.
O primeiro desafio estratégico é a ideação.
A ideação é o momento em que acontece o brainstorming sobre compreender os desafios da organização e identificar alternativas de propostas para solucionar o problema apresentado e alcançar os objetivos almejados. O momento de ideação acontece para que seja possível coletar ideias que sirvam para responder aos questionamentos e serem desenvolvidas soluções eficientes. É nesta etapa que todos os envolvidos no desenvolvimento da estratégia conseguem opinar e propor suas ações para intervir no problema apresentado. Um bom resultado do momento de ideação é percebido quando se chega à uma solução desenvolvida a partir de várias perspectivas sobre a questão inicial.
Os gestores têm uma ideia inicial do que desejam alcançar, mas quando a escrevem nunca conseguem contemplar as grandes visões que tem na cabeça. Eles não tem uma compreensão clara das etapas que precisam seguir para ir da visão inicial à entrega da estratégia.
O segundo desafio é o engajamento.
O desafio engajamento pode ser compreendido observando-se a falta de alinhamento da organização com a estratégia. Colaboradores alinhados são fundamentais para o sucesso da estratégia
Isso acontece quando o gestor tem um plano em mente, mas não obtém a adesão necessária da organização para concretizá-lo. Talvez ele não se sinta empoderado o suficiente, ou talvez se sinta empoderado, mas as pessoas simplesmente se recusam a ficar empolgadas com as suas ideias para a empresa.
O terceiro desafio é o foco
Manter o foco não é fácil. Esse aspecto do desafio estratégico talvez seja o mais frustrante de todos. O gestor implementa o plano, mas constata que talvez a organização esteja perdendo o foco e voltando a ser como era antes do lançamento de sua nova e “incrível” estratégia. As pessoas não estão cumprindo as metas que lhes foram atribuídas no plano. Nada realmente mudou entre o antes e o depois do lançamento do plano. Novas ideias continuam sendo agregadas ao plano estratégico que não necessariamente agregam valor. Foco implica em definir indicadores, KPIs e estabelecer metas de forma adequada e monitorar a evolução da estratégia cotejando os resultados alcançados para cada indicador com as respectivas metas estabelecidas.











