Formulação da questão-chave no desenvolvimento da estratégia

A identificação da questão-chave para o desenvolvimento da estratégia é um processo de formulação de problemas envolvendo decisões estratégicas e processos de tomada de decisão, com o intuito de identificar problemas subjacentes às questões estratégicas mais relevantes e decidir sobre possíveis alternativas de ação a serem implementadas para resolver esse(s) problema(s).

A formulação da questão-chave no desenvolvimento da estratégia propõe a metodologia que será utilizada para identificar questões e problemas estratégicos que a empresa enfrenta. Auxilia a decidir sobre como configurar e resolver o problema, ou seja, o desenvolvimento da estratégia a partir de informações e análises.

A formulação da questão-chave concentra a atenção no que é de fato relevante para a sobrevivência, prosperidade e eficácia da empresa e apresenta recomendações úteis sobre como atingir os objetivos.

É vital que a questão estratégica chave sejam formulada com agilidade e foco se a empresa quiser sobreviver e se desenvolver. Uma empresa que não trata de seus problemas estratégicos adequadamente é incapaz de mitigar ameaças e muito menos de identificar e explorar oportunidades de mercado.

A questão estratégica chave devem estar claramente relacionada ao problema estratégico  que a empresa enfrenta; além disso, ele deve ser específicos para uma determinada empresa ou setor.

A identificação da questão-chave passa pela análise do problema. Análise é o processo de organizar e apresentar informações que auxiliem na melhor definição do escopo do problema ou no estreitamento de suas causas para que as soluções possam ser desenvolvidas de forma eficaz. Envolve aspectos como, por exemplo, identificar o que causou o problema, por que ele continua a existir, se vai desaparecer por conta própria, há quanto tempo existe, quão sério é, quando deve ser resolvido, e o que é interno e eventuais fatores externos que contribuem para o problema.

A análise requer a construção de um modelo do problema a partir da coleta de informações e a resposta a algumas questões. A análise da questão-chave pode ser desenvolvida a partir de um modelo que compreende três (3) dimensões ilustradas na Figura 1. São elas descrição, fatores e consequências.

Descrição – O problema deve ser descrito de maneira sucinta, de preferência em um único parágrafo. O problema em si deve ser enquadrado como uma questão sobre a qual a empresa pode fazer algo.

Fatores – os fatores que tornam a questão uma questão fundamental devem ser listados. Em particular, o que há com negócio, visão, missão, valores ou pontos fortes e fracos internos e oportunidades e ameaças externas que tornam esta questão estratégica?

Consequências – a empresa deve descrever as possíveis consequências do fracasso em tratar do problema. Uma revisão das consequências informará quão estratégicos ou importantes são as várias questões envolvidas.

A análise do problema descreve o escopo, as variáveis ​​e os fatores do problema restringindo as suposições das relações de causa e efeito para que as soluções potenciais possam ser identificadas e exploradas com mais efetividade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s