Conhecendo o seu negócio por intermédio da análise 5C da situação

A análise 5C da situação é uma ferramenta/método que pode ser utilizado para auxiliar no desenvolvimento da estratégia da empresa no que se refere a identificação do ambiente no qual a empresa atua e como ela se integra a esse ambiente, de forma a aprimorar competências e melhor atender aos clientes. É uma alternativa a ferramenta de Análise da Questão-Chave que é um modelo estruturado para responder questões-chave ligadas a formulação da estratégia.

Na análise o ambiente é contemplado a partir de 5 vetores: contexto, colaboradores, clientes, concorrentes e companhia (empresa).

A Figura 1 ilustra os 5Cs.

No vetor Contexto devem ser analisados aspectos do macroambiente incluindo ambiente econômico, político-regulador, sociocultural, demográfico, tecnológico, físico e competitivo bem como suas respectivas variáveis.

Já no vetor Colaboradores devem ser considerados parceiros de um modo geral como fornecedores, distribuidores, alianças e os potenciais associados a cada um deles, ou seja, a força competitiva inerente a cada um. Anteriormente já abordei metodologias para avaliar a força competitiva de empresas sejam concorrentes ou parceiros.

No vetor Clientes deve ser objeto da análise, entre outros, os segmentos de clientes atendidos, potenciais, tamanho do mercado, taxa crescimento do mercado, canais, comportamento de compra dos clientes.

No vetor Concorrentes analisa-se entrantes potenciais, substitutos, participação de mercado relativa de cada concorrente, barreiras a entrada, forças e fraquezas dos concorrentes.

Finalmente no vetor Companhia devem ser contemplados a cultura empresarial, clima organizacional, objetivos, produtos, linhas de produtos, forças, fraquezas, proposição de valor, posicionamento e imagem no mercado entre outros fatores.

Para realizar a análise dos cinco vetores do modelo 5C algumas outras ferramentas podem ser necessárias  como a análise SWOT (ameaças, oportunidades, pontos fortes e fracos), análise PESTEL (para análise de aspectos legais, políticos, econômicos, ecológicos, tecnológicos e sociais), ferramentas para segmentar o mercado (como análise de cluster), para análise da força competitiva de fornecedores e distribuidores, para dimensionar o mercado e a demanda entre outras.

Oportunamente abordaremos algumas dessas outras ferramentas de análise mencionadas.

Tenham todos uma excelente semana!

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