Cadeia produtiva e cadeia de valor: dois lados da mesma moeda?

Tenho participado ultimamente de palestras e reuniões de trabalho, tanto em instituições de ensino como no meio empresarial, discutindo o significado e o papel da cadeia produtiva e da cadeia de valor na estratégia de uma empresa. Percebo diferentes formas de entender estes conceitos. Para alguns tem significados diferentes já outros os tratam como termos equivalentes e até sinônimos.

Estas discussões se intensificaram a partir da constatação de que a competição deixou de se dar entre empresas e passou a ocorrer, cada vez mais, entre cadeias e que, portanto, é fundamental estar inserido em cadeias competitivas.

Sem a menor pretensão de colocar um ponto final na discussão resolvi sintetizar neste DG, salvo melhor juízo como dizem nossos amigos do Direito, o que penso a respeito e como tenho me manifestado nas oportunidades em que sou provocado a expor o meu ponto de vista sobre o assunto cadeias, como ocorreu recentemente em evento que participei em Belo Horizonte.

Vamos iniciar o artigo com uma reflexão inicial sobre o significado dos termos cadeia produtiva e cadeia de valor.

Expressões como cadeia produtiva e cadeia de valor foram definitivamente incorporadas ao jargão acadêmico e profissional todavia, em poucas oportunidades, as pessoas se dão ao trabalho de refletir de forma um pouco mais aprofundada sobre o que estas expressões significam, representam, como elas se relacionam e o que cada uma tem a ver com as empresas.

Vamos começar falando sobre cadeia produtiva não sem antes dar uma olhada em como alguns autores definem o termo.

A Figura 1 apresenta algumas definições sobre cadeia produtiva e cadeia de valor.

Cadeia produtiva pode ser conceituada como o conjunto de atores que interagem ao longo de um processo produtivo para assegurar a oferta de bens ou serviços ao mercado. Desta forma a cadeia produtiva envolve o conjunto de etapas na produção de um bem, desde o planejamento e design até a sua entrega ao consumidor final.

A expressão cadeia produtiva é normalmente utilizada para designar o conjunto de atividades que representam genericamente determinado setor da indústria, cadeia produtiva da indústria eletroeletrônica, da indústria automobilística ou da indústria de couro e calçados.

E cadeia de valor? O que é e o que efetivamente representa?

A cadeia de valor, como discutido anteriormente em outro DG quando abordou-se o conceito de cadeia de valor enxuta, pode ser definida como sendo o conjunto de atividades desempenhadas por uma empresa desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final ao cliente. Ou seja, conjunto de atividades que agregam valor a um produto ou serviço, mas que são desempenhadas por uma empresa.

A Figura 1 apresentada há algumas semanas ilustra o modelo de cadeia de valor proposto por Michael Porter.

A cadeia de valor é composta por atividades primárias e atividades de apoio.

As atividades primárias relacionam-se com o desenvolvimento e transformação dos produtos/serviços, vendas, manutenção e suporte.

As atividades de apoio na cadeia de valor têm como função, como o próprio nome diz, apoiar, auxiliar, direta ou indiretamente, a execução das atividades primárias.

Ou seja enquanto as definições de cadeia produtiva falam em “encadeamento de atividades econômicas”, “sistema constituído por agentes”, “rede constituída por diversos segmentos”, “conjunto de atores”, portanto, aspectos mais abrangentes relacionados a macroeconomia e ao setor como um todo, as definições de cadeia de valor mencionam “desagrega uma empresa nas suas atividades”, “conjunto de atividades que criam e agregam valor”, “diversas atividades diferenciadas que a empresa desempenha” portanto, refletem o que ocorre dentro de uma empresa. As atividades primárias são atividades de desenvolvimento e transformação dos produtos/serviços, vendas, manutenção e suporte realizados pela empresa.

Como pode-se perceber a cadeia de valor é definida como sendo o conjunto de atividades desempenhadas por uma empresa desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final ao cliente. Ou seja, conjunto de atividades que agregam valor a um produto ou serviço desempenhadas por uma empresa.

Ou seja, a cadeia de valor se refere a atividades primárias ou de apoio, desempenhadas por uma empresa e não conjunto de atores, rede ou sistema de organizações. Ainda que a empresa opte por terceirizar alguma ou algumas das atividades primárias ou de apoio são atividades inerentes a empresa.

Com base nessas definições pode-se depreender que a cadeia de valor é o que a empresa realiza na fronteira com os diversos elos/atores da cadeia produtiva. As atividades primárias e de apoio em uma empresa são realizadas por intermédio de interações com diversos agentes da cadeia produtiva, geralmente outras organizações.

Portanto, desse ponto de vista, o conceito de cadeia produtiva seria mais abrangente por contemplar um conjunto de atores que interagem ao longo de um processo produtivo para assegurar a oferta de bens ou serviços ao mercado. O que é convenhamos uma atribuição mais ampla.

Em outras palavras, do ponto de vista da empresa, o que os empregados percebem mais imediatamente no seu dia a dia é a cadeia de valor. Se olharmos de uma perspectiva mais abrangente, de fora da empresa, do ambiente, do mercado, vamos enxergar diversos atores atuando em rede e a empresa em questão, com sua cadeia de valor, como um elo da cadeia produtiva na qual está inserida. Portanto a cadeia produtiva mais abrangente seria um conjunto de cadeias de valor individuais que apresentam interseções com a cadeia produtiva.

E você o que acha? Como entende as expressões cadeia produtiva e cadeia de valor? Concorda comigo? Discorda?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s