Planejando e desdobrando metas de forma estratégica

No Dicas de Gestão “Estabelecendo metas desafiadoras”, publicado em agosto do ano passado, falamos sobre como definir metas que estimulem um desempenho superior.

Na oportunidade conceituamos meta como um resultado a ser alcançado e que especifica a qualidade ou quantidade dos resultados desejados e, portanto, indicam a direção na qual as decisões devem ser tomadas pela empresa.

A ideia agora é refinar um pouco mais o tema abordado como devemos estabelecer, planejar e desdobrar as metas nos diversos níveis hierárquicos e setores da empresa até chegar ao colaborador de forma a assegurar a coerência entre as diversas metas.

Por ocasião do estabelecimento de uma meta temos que levar em consideração que ela deve estar associada a um indicador de desempenho que, por sua vez, está associado a um objetivo estratégico da organização, devemos estabelecer um padrão e um horizonte de tempo para que seja alcançada.

A Figura 1 ilustra os atributos de uma meta bem definida.

Vamos considerar a título de exemplificação o objetivo estratégico “custos de produção reduzidos” ao qual se associa o indicador custo de produção.

A Figura 2 apresenta o estabelecimento da meta para o indicador custo de produção do objetivo mencionado considerando o valor a ser perseguido em um determinado horizonte de tempo.

Pronto! A meta está estabelecida: “reduzir os custos de produção em 10% até dezembro de 2018”.

A meta bem elaborada deve atender também as seguintes características: ser específica, mensurável, alcançável, relevante e “temporizável”.

A Figura 3 ilustra as características de uma meta.

Temos que ter um padrão a ser alcançado, meios para medir os resultados, essas metas devem ser desafiadoras, porém factíveis, o seu alcance deve ser relevante e devem estar associadas a um período de tempo.

Além disso é importante por ocasião do estabelecimento de metas:

  • identificar a capabilidade dos processos, ou seja, se eles têm capacidade e permitem o atingimento da meta;
  • levantar uma série histórica do comportamento do indicador para ver os resultados alcançados;
  • verificar o padrão alcançado pelo mesmo indicador em outras organizações similares;
  • considerar o efeito delay entre a adoção de ações e o seu impacto nos resultados;
  • estabelecer a meta.

Uma vez definida a meta para determinado indicador, que monitora um objetivo estratégico, é fundamental desdobrá-la para todas as unidades, setores, processos e colaboradores que devem contribuir para o alcance da meta. Isso pode ser feito atribuindo frações da meta estabelecida para cada setor, processo, colaborador. Esse fracionamento da meta deve, é claro, considerar a capacidade de cada unidade em atender a sua cota.

Uma meta de vendas estabelecida para o Brasil dificilmente poderá ser desdobrada de forma homogênea para todos os estados. A meta estabelecida para a cidade do Rio de Janeiro dificilmente poderá ser atribuída ao município de Bom Jesus do Vale do Itabapoana. Uma meta estabelecida para o bairro de Copacabana dificilmente poderá ser atribuída a um bairro

pequeno da zona norte da cidade do Rio. A meta atribuída a um vendedor recém contratado que se encontra em treinamento dificilmente poderá ser a mesma que foi atribuída a um vendedor experiente com uma carteira de clientes consolidada.

A partir daí, se cada um dos envolvidos fizer a sua parte, a meta total tem tudo para ser alcançada.

Fazendo uma analogia com um sistema de engrenagens as menores ao se movimentarem vão acionando as maiores.

Caso isso não ocorra o assunto deve ser debatido na reunião de análise crítica do desempenho para que possa ser verificado porque a meta não foi atingida.

Mas isso é assunto para um próximo DICAS DE GESTÃO.

Aguarde!

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