OKR: definindo e alinhando metas para um desempenho superior

Um dos principais desafios empresariais no que se refere ao desenvolvimento e implementação da estratégia é acompanhar os resultados, em outras palavras, gerenciar o desempenho. A utilização de OKRs pode auxiliar você nessa tarefa.

Objetivos e resultados-chave, ou simplesmente OKRs, tornaram-se um dos modelos mais utilizados por equipes que desejam planejar e medir o resultado de seu trabalho.

Neste artigo vamos explicar o que são OKRs e como eles podem ser utilizados para gerenciar o desempenho da empresa.

Os OKRs são uma metodologia eficaz de gestão do desempenho para o estabelecimento de metas e liderança para comunicar o que a empresa deseja realizar e quais marcos precisará atingir para alcançar resultados. O objetivo do OKR é promover o engajamento dos colaboradores e elevar os índices de produtividade. Os OKRs são utilizados ​​por algumas das principais empresas do mundo para definir e implementar suas estratégias. É uma metodologia de estabelecimento de metas usada por equipes para definir metas desafiadoras propondo resultados mensuráveis. Os OKRs são como a empresa monitora o desempenho empresarial, cria alinhamento e incentiva o engajamento em torno de metas mensuráveis.

Conforme mencionado e ilustrado na Figura 1 o OKR é composto por um Objective (objetivo) e por um conjunto de Key Results (resultados-chave).

Os OKRs geralmente são escritos com um objetivo no topo desdobrado em cerca de 3 a 4 apoiando os resultados-chave. Eles também podem ser escritos como uma declaração do tipo “eu vou (objetivo)” conforme “medido por (resultados-chave)”.

Digamos que a empresa queira alcançar o objetivo estratégico “Cliente satisfeito” do Mapa Estratégico. Esse objetivo pode ser desdobrado em três Resultados-Chave:

RC1 – Aumentar o quantitativo de clientes ativos de 6000 para 8000

RC2 – Ampliar a taxa de fidelização/retenção de clientes em 10%.

RC3 – Aumentar o Net Promoter Score, NPS, de 75 para 80.

A metodologia de OKRs é relativamente simples e se usada corretamente gera resultados importantes para a companhia. Bons OKRs dotarão a empresa com uma ferramenta importante para desenvolver um gerenciamento de desempenho de alto rendimento para todos os seus objetivos de negócios.

Por último tenha em mente que para implantar OKRs com sucesso é fundamental o comprometimento das principais lideranças e levar em conta o contexto e a cultura da empresa.

Pronto para começar a utilizar OKRs?

Leia mais sobre OKRs no artigo “Use OKRs to Set Goals for Teams, Not Individuals” escrito por Jeff Gothelf publicado na Harvard Businesse Review de dezembro de 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s