Refinando o mapa estratégico da empresa

Nas semanas anteriores nós abordamos o conceito de Mapa Estratégico e como ele pode ser elaborado.

O primeiro artigo sobre o assunto, entendendo o mapa estratégico da empresa, apresentou e explicou o que é o mapa estratégico e como ele pode auxiliar a organização a traduzir a estratégia. O segundo, desenhando o mapa estratégico da empresa, orientou como desenvolver o mapa a partir dos objetivos estratégicos definidos pela organização.

Nesse terceiro artigo, refinando o mapa estratégico da empresa, vamos falar sobre como você pode aprimorar o Mapa elaborado tornando-o mais útil no processo e nas decisões estratégicas por meio dos chamados Temas Estratégicos.

O Mapa Estratégico é formado pelos objetivos estratégicos desdobrados a partir da visão de futuro e alinhados com as perspectivas do BSC.

Uma forma de aperfeiçoar esse desdobramento é a delimitação de Temas Estratégicos a serem contemplados por meio dos objetivos estratégicos.

Mas o que são Temas Estratégicos?

São temas prioritários que foram selecionados pela organização a partir de uma análise da Matriz SWOT, sobretudo ameaças e oportunidades e dos Fatores Críticos de Sucesso, FCSs.

A Matriz SWOT é utilizada para fazer a análise SWOT, já abordada em DICAS DE GESTÃO anteriores. Também conhecida como Matriz FOFA, dentro da Gestão Empresarial, a Análise SWOT é uma das ferramentas mais simples e ao mesmo tempo úteis que uma organização possui para entender o ambiente em que está inserida e desenvolver a base de informações necessárias para planejar seu futuro.

O termo SWOT é o acrônimo para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats que quando traduzido o português resulta na sigla FOFA que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Os Fatores Críticos de Sucesso são “um limitado número de áreas nas quais os resultados, se satisfatórios, irão assegurar um desempenho competitivo de sucesso para a organização. São poucas áreas-chave em que as coisas devem dar certo para que o negócio floresça”. (ROCKART, 1979, p.85).

Os FCSs são aspectos-chave do negócio que se bem executados garantem o desenvolvimento e o crescimento da empresa e seu negócio, atingindo seus objetivos. Por outro lado, quando esses fatores são negligenciados podem contribuir muito para o fracasso da organização.

O Tema Estratégico nada mais é do que o agrupamento de objetivos estratégicos por afinidade na mesma perspectiva ou até mesmo em diferentes perspectivas.

A definição desses Temas, pode ser feita, como já dissemos, a partir da Matriz SWOT e dos Fatores Críticos de Sucesso, FCSs ou Fatores Críticos de Êxito FCEs alinhados a oportunidades e ameaças. Portanto os Temas Estratégicos são blocos de objetivos estratégicos voltados para aproveitar oportunidades ou mitigar ameaças considerando os fatores críticos de sucesso inerentes ao negócio no caso de uma empresa ou atividade no caso de uma organização sem fins lucrativos.

A Figura 1 ilustra o tema estratégico “Foco no Cliente” que integra três objetivos estratégicos alocados em diferentes perspectivas do Mapa.

No exemplo ilustrado na Figura 1 após identificar ameaças e oportunidades e os fatores críticos de sucesso a empresa escolheu o “Foco no Cliente” como um tema prioritário e por isso mesmo relevante para o negócio.

A partir daí identificou quatro objetivos estratégicos alinhados com esse Tema que são: necessidades do cliente identificadas, acesso a informação assegurada, sistemas amigáveis para acesso do cliente desenvolvidos e colaboradores treinados e motivados para proporcionar a satisfação do cliente.

Observe que nesse caso objetivos alocados em diferentes perspectivas e provavelmente sob a responsabilidade de diferentes gestores ajudam a compor um mesmo Tema.

Isso significa que se algum dos gestores não alcançar seu objetivo a materialização do Tema fica comprometida. Isso estimula relações colaborativas entre os gestores e determina a necessidade do monitoramento dos indicadores de cada objetivo para que eventuais metas não atingidas possam ensejar correções de rumo.

Por fim é importante ressaltar que todo projeto da organização deverá ser contemplado em um determinado Tema. Os Temas não são excludentes, portanto, é plausível a existência de projetos que envolvam dois ou mais Temas.

Com esse terceiro artigo encerramos a trilogia prometida sobre o Mapa Estratégico.

Muito obrigado a você leitor que tem nos privilegiado com a sua atenção!

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