Desenvolvendo um modelo de negócios transformador

Depois de conceituar modelo de negócio mencionando as suas principais características e aprofundar a reflexão de como definir o negócio, a proposta do presente artigo é apresentar um modelo que propicie transformações importantes no negócio.

As definições de modelo de negócio, como vimos anteriormente, variam, mas a grande maioria concorda que descrevem a forma pela qual uma empresa desenvolve e captura valor. As características do modelo definem a proposta de valor do cliente e o mecanismo de preços; indicam a forma como a empresa vai se estruturar e com quem fará parceria para gerar valor; e especificam de que maneira a cadeia de fornecimento será estruturada e integrada.

Basicamente, um modelo de negócio é um sistema com vários recursos que interagem de forma relativamente complexa, para determinar o êxito da empresa. Qualquer que seja a atividade, um modelo de negócio dominante tende a se desenvolver ao longo do tempo. Na ausência de imperfeições de mercado, o modelo reflete a forma mais eficiente de alocar e organizar recursos.

Para que se desenvolva um modelo de negócios transformador KAVADIAS, LADAS e LOCH recomendam o que eles chamam de “as seis chaves do sucesso”, Figura 1, a partir da análise de diversos novos modelos de negócio com base no número de menções que receberam e na referência feita a eles na imprensa especializada de negócios. Segundo os autores todos pareciam ter o potencial de produzir transformações importantes nos seus respectivos setores, mas apenas alguns tinham conseguido. Os autores então procuraram características comuns nos modelos bem-sucedidos e encontraram seis. Nenhuma empresa possuía todas, mas, ter uma quantidade maior dessas características geralmente estava correlacionada com maior chance de êxito na transformação.

  • Produto ou serviço mais personalizado. Muitos novos modelos de negócio disponibilizam produtos ou serviços mais adequados do que os modelos dominantes às necessidades e expectativas individuais e imediatas dos clientes. Muitas empresas se valem da tecnologia para alcançar esse objetivo, a preços competitivos.
  • Um processo de circuito fechado. Muitos modelos substituem um processo de consumo linear (em que os produtos são feitos, usados e depois eliminados) por um circuito fechado, em que produtos utilizados são reciclados. Essa mudança reduz os custos globais de recursos.

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  • Compartilhamento de ativos. Algumas inovações têm êxito porque permitem compartilhar bens caros. Às vezes, os ativos podem ser compartilhados por meio de uma cadeia de fornecimento. Geralmente, a partilha se dá por meio de mercados online bilaterais que liberam valor para ambos os lados. O compartilhamento também reduz as barreiras de entrada para muitos setores, porque o participante não precisa possuir os ativos em questão, mas pode apenas agir como intermediários.
  • Preço baseado no uso. Alguns modelos cobram os clientes apenas quando utilizam o produto ou serviço, em vez de exigir que comprem algo. Os clientes se beneficiam porque incorrem em custos somente na medida em que as ofertas geram valor; a empresa se beneficia porque é provável que o número de clientes aumente.
  • Um ecossistema mais colaborativo. Algumas inovações são bem-sucedidas porque uma nova tecnologia melhora a colaboração com os parceiros da cadeia de suprimentos e ajuda a alocar riscos de negócio de forma mais adequada, tornando possível as reduções de custos.
  • Uma organização ágil e adaptável. Inovadores, por vezes, usam a tecnologia para se afastar de modelos hierárquicos tradicionais de tomada de decisão, a fim de fazer escolhas que melhor refletem as necessidades do mercado e permitem adaptação em tempo real das mudanças a essas necessidades. Em geral, o resultado se traduz em maior valor para o cliente e menor custo para a empresa.

A ideia dos autores é, portanto, que se você pretende revisar o seu modelo de negócios ou desenvolver um novo, é fundamental avaliar o seu modelo a partir das seis características propostas.

E aí? O seu modelo de negócios atende a algumas dessas seis características?

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