Que informações deve conter um plano de ação bem elaborado

No Dicas de Gestão 14 ao abordar o desdobramento da visão de futuro em objetivos estratégicos e posteriormente iniciativas estratégicas, mencionei que essas iniciativas para saírem do papel e serem implementadas precisam antes ser desdobradas em planos de ação.

Volto ao assunto para falar um pouco mais sobre planos de ação e como elaborá-los.

O plano de ação define as ações que devem ser adotadas geralmente no curto prazo, descrevendo como desdobrar e implantar as iniciativas estratégicas. Nada impede, todavia, de ser pensado a médio e longo prazo. Muitas pessoas acham que sabem o que é Plano de Ação e como realiza-lo, porém no dia a dia não é isso que se observa nas empresas.

O plano de ação é algo extremamente importante, tão fundamental que pode dar origem a um planejamento estratégico embora este não seja o caminho natural, ou basear-se neste, tanto para medidas de solução de problemas quanto para que sejam evitados. Registros históricos, atas de reuniões, pesquisas, informações de reuniões de análise crítica do desempenho e relatórios de auditorias entre outros, constituem fontes de informações relevantes, que podem ser utilizadas na elaboração de um plano consistente.

Outro aspecto relevante do plano de ação é que ele envolve normalmente colaboradores de escalões que não tiveram a oportunidade de participar do processo de planejamento estratégico.

Plano de Ação é uma ótima ferramenta para acompanhamento de atividades, desde as simples como atas de reuniões até as mais complexas como um projeto pequeno. Trata-se de um documento utilizado para planejar todas as ações necessárias para atingimento de um resultado desejado ou solução de problemas.

dg24imagem

O plano de ação é um documento que pode ser elaborado em formato Excel, contendo informações como objetivos, ações e responsáveis com suas respectivas datas de entregas. Você pode elaborar um plano de ação simples, com poucos campos para monitoramento e controle. Como passar do tempo e o aprendizado adquirido esse plano de ação pode ir se tornando mais robusto. Lembre-se o bom é inimigo do ótimo. É melhor começar com um modelo simples e ir refinando do que querer começar com algo muito sofisticado e não chegar a lugar algum frustrando os envolvidos.

Recomenda-se que o plano de ação contenha as seguintes informações: área da empresa responsável pela sua implementação, o gerente/supervisor responsável, o objetivo estratégico ao qual está vinculado, a iniciativa estratégica a qual está vinculado, o indicador de desempenho associado, a meta estabelecida para o indicador, as ações previstas, os responsáveis por cada uma das ações, de um modo geral colaboradores da equipe do gerente/supervisor responsável, a previsão de execução de cada ação em termos de um cronograma, o status de cada etapa (pendente, em andamento ou concluída), o percentual de realização para as ações em andamento (zero, 25, 50, 75 ou 100%) e um campo destinado a alguma observação que os envolvidos entendam necessária para informar e esclarecer algum aspecto relativo à ação.

O refinamento do plano de ação pode ser feito como uso do 5W2H conhecido de muitos.

O 5W2H é uma metodologia de gestão de ações de um projeto. O nome dessa ferramenta de gestão se origina de cinco perguntas, em inglês, que começam com a letra “W”, e duas questões que começam com a letra “H”.

  • What (o que será feito?);
  • When (quando será feito?);
  • Where (onde será feito?);
  • Why (por que será feito?);
  • Who (quem fará?);
  • How (como será feito?);
  • How much (quanto custará?).

Não é necessário sempre utilizar todos os Ws e Hs. Para um plano de ação mais simples pode-se apenas utilizar What (o que); When (quando) e Who (quem) sem nenhum prejuízo significativo a boa elaboração de um plano de ação.

Vamos tentar? Elabore um plano de ação para a sua área na empresa e apresente ao seu gerente/supervisor/coordenador.

É uma forma de você antecipar e organizar o que pretende fazer no dia a dia e, assim, tornar o seu tempo mais produtivo.

Um comentário sobre “Que informações deve conter um plano de ação bem elaborado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s