Você já deve ter ouvido falar em partes interessadas ou stakeholders.
Uma etapa que costumo realizar quando oriento processos de planejamento estratégico, seja em organizações públicas, empresas públicas ou privadas, é a identificação das partes interessadas e a elaboração de estratégias para lidar com cada um dos stakeholders.
Neste DG vamos abordar a identificação das partes interessadas. No próximo vamos mostrar como se pode desenvolver estratégias para as partes interessadas a partir da matriz de estratégia para as partes interessadas.
Você sabe identificar as partes interessadas da organização onde atua?
Mas antes o que vem a ser uma parte interessada ou stakeholder?
Stakeholders ou partes interessadas são os atores afetados pela atuação da organização em algum assunto não necessariamente econômico. Seu relacionamento com a organização muitas vezes é indireto e não envolve necessariamente transações comerciais.
Geralmente os stakeholders são divididos em um grupo mais direto (como empregados e acionistas, instituições financeiras, fornecedores e clientes) e outro mais indireto (como comunidades, governo, mídia, grupos de interesse, concorrência e grupos de defesa de interesses).
Os stakeholders podem estar atrás de uma vantagem, de uma reparação ou uma inserção em um contexto maior.
A Figura 1 apresenta uma relação de possíveis stakeholders para uma organização.
Para identificar corretamente as partes interessadas mude a sua visão e tente enxergar a organização de fora. Observe a análise SWOT e observe os grupos de interesse que se sobressaíram na análise do ambiente externo.
A partir da identificação das partes interessadas em uma organização o próximo passo é identificar suas necessidades, expectativas e requisitos.
A necessidade é o estado de privação de alguma satisfação básica, ou seja, necessidade de alimento, abrigo, segurança, etc. As necessidades não são criadas, elas existem independentemente de qualquer estímulo.
Os desejos/expectativas podem ser entendidos como carências por satisfações específicas, mas também com o objetivo de atender a uma necessidade. É quando se quer alguma coisa, como um produto ou serviço, que nos interessa por alguma razão que não seja necessariamente uma necessidade.
Já Requisito é um conceito que tem a sua raiz etimológica no latim requīsitus, palavra esta que, por sua vez, deriva do verbo latino “requirere”, que se pode traduzir como “reclamar” ou “requerer”.
Trata-se daquilo que é imprescindível para o desenvolvimento de algo. O requisito é, portanto, algo que foi requerido, uma condição a ser atendida para satisfazer uma necessidade.
O requisito geralmente é especificado de forma mais específica por meio de uma métrica.
Ao identificar as necessidades/expectativas e requisitos das partes interessadas procure coloca-las em um lugar visível e comunique esses quem são esses grupos para todos na organização, afinal é importante que todos tenham consciências da importância que esses grupos têm para a instituição.
Listadas as partes interessadas, seus desejos. expectativas e requisitos a organização conclui a etapa de identificação das partes interessadas. Já está apta, portanto, a pensar em estratégias para lidar da melhor forma com cada um desses grupos.
No próximo DG vamos tratar de como pode-se elaborar estratégias para lidar com cada uma das partes interessadas.
Até a próxima semana!